Discussão política

 

Faz mais de 20 anos que a ditadura acabou mas o Brasil ainda é uma democracia imatura. Cinco eleições diretas já foram realizadas. Dois presidentes e meio(Collor), eleitos pelo povo, já dirigiram o país. No entanto o brasileiro ainda pouco quer saber de política. Todos votam, devido a obrigatoriedade, e a participação política do brasileiro para por aí.

O cidadão comum do país tem como esforço limite, quando o assunto é política, o apertar de algumas teclas de urna a cada dois anos. Depois do digitar, o brasileiro lava suas mãos para o andamento e futuro do país.

Para alguns o votar está se tornando uma rotina indesejada, assim como colocar o lixo para fora de casa.

A política é ao mesmo tempo algo tão próximo e distante. Porque? Se o voto não fosse obrigatório o que mudaria? Será que a participação política ficaria por conta de uma minoria “esclarecida” ?

Não tenho respostas para essas perguntas. Mas a democracia, verdadeira, deveria levantar perguntas como essas. Alias deveria gerar mais discussões. Falta discussão, não aquelas de trânsito, no Brasil.

De vez em quando se vê naqueles canais Senado, Câmara, uns senhores de terno e gravata lendo pronunciamentos, discutindo algumas coisas interessantes que dizem muito sobre o futuro do pais.

Mas ninguém assiste isso.

Também não estou dizendo que TV Câmara e Senado são a salvação para o princípio de uma democracia verdadeira. A verdade é que discussões sobre como resolver problemas da saúde, educação e da própria participação política da população deveriam ser parte da rotina do brasileiro assim como futebol, big brother, novela… Talvez nem precise de tanto.

Deixe um comentário